sábado, 5 de abril de 2008

Entrevista a Prof. Psicologia
Laura Diniz



Gostaríamos que se apresentasse mencionando factores que considere importantes para a conhecermos um pouco melhor.

1. Quais os factores que a levaram a escolher dar aulas de psicologia?

2. Destaque alguns aspectos que considera mais interessantes ou importantes no estudo desta disciplina?

3. Qual a definição que tem para Mente humana?

4. Tendo uma estrutura semelhante à de outros mamíferos, o que confere ao cérebro humano uma tão grande complexidade que lhe permite realizar as mais diversas tarefas que jamais outros animais serão capazes como por exemplo ler?

5. A diversidade de processos mentais, a complexidade dos mesmos, entre outros factores torna o estudo e a caracterização da Mente humana algo complicado. Acha que a psicologia tem contribuindo significativamente nesta tarefa tão complexa?

6. A expressão «mente brilhante», o conceito de sobredotado, a inteligência superior, existem de facto? Serão algumas mentes mais desenvolvidas e capazes do que outras?

7. A inteligência humana é alvo de grande curiosidade. Actualmente testes de QI são realizados em diferentes ocasiões com alguma frequência. Acha que o conceito de QI é aplicável a todas as pessoas e que estes testes têm fiabilidade?

8. A Psicologia estuda o comportamento humano e consequentemente nunca pode chegar a teorias que se possam aplicar a todos. Tendo isso em conta acha que a sua categoria de Ciência é a mais correcta?

9. Quais as maiores vantagens que o aparecimento da psicologia nos trouxe?

10. De que forma o estudo da psicologia nos pode ajudar no nosso quotidiano?

11. Actualmente atribui-se grande importância às tecnologias, à informática, as engenharias. Acha que o conhecimento do homem está renegado para segundo plano?

12. Ao longo dos anos o que pensa da exploração do tema do homem, da sua essência, do pensamento, etc. a nível do teatro, do cinema e da literatura?

13. Qual a diferença entre anomalia, perturbação e doença mental?

14. O que aconselha aos jovens que pretendem ingressar nesta área da psicologia, tendo em conta as informações que temos da dificuldade de integração destes profissionais no mercado do trabalho?












1 comentário:

Laura disse...

"Fixar uma vida em torno de uma ideia, de um sentimento, como é difícil! À unidade que nos pré-existe a cada um, à unidade de sermos, a vida imediata, quotidiana, é uma selva de caminhos, de veredas, de confusa vegetação. Tão fácil perdermo-nos."


"O Universo aguarda a vinda do primeiro homem. E subitamente gritamos: 'Eu estou vivo, Eu sou.' E falamos connosco, fazemo-nos perguntas. Sobe-nos então à garganta uma surpresa de terror: 'Quem sou eu? Quem está aqui comigo?'"

Vergílio Ferreira, Aparição