terça-feira, 22 de janeiro de 2008

Quando a mente não está sã...


Distúrbios mentais, distúrbios ou síndromes psíquicas e de comportamento geram angústia e causam danos em importantes áreas do funcionamento psíquico, afectando o equilíbrio emocional, o rendimento intelectual e o comportamento social adaptativo.


A maioria dos sistemas de classificação distingue os distúrbios infantis dos distúrbios dos adultos. Também distinguem entre distúrbios orgânicos, caracterizados por uma anormalidade psíquica e comportamento associado a deteriorações transitórias ou permanentes no funcionamento do cérebro, e distúrbios não orgânicos ou funcionais, considerados mais leves. Em função da gravidade e da base orgânica, os distúrbios podem dividir-se em psicóticos (perda da realidade) e neuróticos (mal-estar e ansiedade sem perder o contacto com a realidade).


Dentro da categoria das psicoses a mais comuns são a esquizofrenia e a depressão. Entre as neuroses, as mais típicas são as fobias, a hipocondria e todas que geram uma alta dose de ansiedade sem que haja desconexão com a realidade.



Texto adaptado de:

Sem comentários: